As dimensões da Igreja

INTRODUÇÃO:

Tem havido muitas divisões no meio evangélico, divisões dentro das próprias igrejas. Dissensões não só entre os membros, mas também no meio das lideranças. Muitas igrejas têm sido destruídas por causa das divisões. 

Qual será a causa de tantas confusões, consultando a Palavra de Deus, Ela nos mostrou que existem três dimensões da igreja.:
  • 1ª. Direção da carne;
  • 2ª. A da Alma;
  • e a 3ª.Do Espírito.
    .
1ª PARTE: 

DIREÇÃO DA CARNE.
 A carne leva o crente a viver na dimensão da matéria.
A igreja que vive na dimensão da carne é uma igreja que procura servir a Deus, mas por ser criança no entendimento vive na carne. I Co. 3: 1; I Co. 13: 11. 

O crente carnal só vive pensando nas coisas materiais.

Quando a igreja é carnal ela busca a Deus de uma forma mundana.
É uma igreja que ainda não se tornou inimiga do mundo. Tg. 4: 4 e 5; I Jõ. 15: 16.

- A igreja que ainda vive na dimensão da carne é uma igreja onde há muita inveja e contenda. I Co. 3: 3.
- A igreja que anda na dimensão da carne só produz frutos carnais, e a igreja que produz frutos carnais não pode entrar no Reino de Deus. Gl. 5: 19 a 21.
- A igreja onde seus frutos são carnais, Deus não pode estar presente. Rm. 8: 7 e 8.
Muitos líderes têm sido culpados pela igreja andar na dimensão da carne, porque são na verdade mercenários. Jõ. 10: 12 e 113; I Tm. 6: 3 a 5.

Por interesses financeiros não prega a verdade e por não se pregar a verdade a igreja se torna cativa dos desejos da carne. Jõ. 8: 31 e 32.

2ª PARTE:

DIMENSÃO DA ALMA.
 A dimensão da alma leva o homem a viver na área do intelecto e emocional, fazendo a sua própria vontade. 
A igreja que vive na dimensão da Alma é a igreja que segue o seu próprio raciocínio e anda segundo os seus pensamentos humanos. Is. 55: 8 e 9.

Por causa do homem andar segundo os seus próprios pensamentos é que vemos muitas igrejas sendo divididas. I Co.1: 19; I Co. 3: 19 a 20.

A alma leva o homem a andar na sua própria sabedoria, portanto a igreja que está na dimensão da alma é ima igreja dirigida pela sabedoria humana. I Co.2: 11; I co. 2: 4 e 5.

- A igreja que vive na dimensão da alma faz muitos planos, mas nenhum deles é realizado. Pv. 16: 1.
- A igreja que vive na dimensão da alma é uma igreja soberba, onde todos acham que sabem tudo. I Co. 8: 2.
- As igrejas que vivem na dimensão da alma todos são sábios, todos são fortes, e todos são ricos. Jr. 9: 23.

3ª PARTE: 

DIMENSÃO DO ESPIRITO.


O crente que vive na dimensão do Espírito ele tem consciência do Reino Espiritual. Somente a igreja que anda na dimensão do espírito, pode e anda segundo a vontade de Deus e agrada a Deus. Jõ. 4: 23 e 24.

- A igreja que agrada a Deus em Espírito, é a igreja que é guiada pelo Espírito Santo e produz frutos espirituais. I Jõ. 16: 13; Rm. 8: 14; Gl. 5: 22 a 25.
- A igreja que vive na dimensão do Espírito o seu líder é o próprio Espírito Santo. E Ele escolhe o Ministério. At. 20: 28; At. 13: 12.
- A igreja que vive na dimensão do Espírito, o Espírito é quem ensina. Jõ. 14: 26.
- Na igreja que vive na dimensão do Espírito o homem não precisa de sabedoria humana, livro ou qualquer tipo de ensino. Is.48: 17; Jõ. 2: 20 a 27.

- Somente as igrejas que andam na dimensão do Espírito, andam e vivem na verdade. Jõ. 16: 13.
- Somente a igreja que vive na dimensão do Espírito conhece as coisas de Deus e prega a verdade sobre Deus.   I Co. 2: 9 e 10.
- Na igreja que vive na dimensão do Espírito, o homem não precisa pagar para conhecer as coisas de Deus .  I Co. 2: 12; Is. 55: 1.
- Na igreja que vive na dimensão do Espírito, o único livro é a Bíblia. Is. 34: 16.
A igreja que vive na dimensão do Espírito, o crente tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Sl. 1: 1 a 3.

Não existe condenação para a igreja que vive na dimensão Espiritual, pode ser rejeitada pelos homens, mas amada por Deus. Rm. 8: 1.

Pr. Ev. Sérgio Lopes

E eu termino com um texto que está em 2 Timóteo 4, que diz:

2 - Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
3 - Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
4 - Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.